Identifique os riscos do uso excessivo de medicamentos em programas de exercícios.
Publicado por Alexandre Lombardi dos Santos, fundador do GeraProva
Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (MEC).Questão
Identifique os riscos do uso excessivo de medicamentos em programas de exercícios.
- A) Pode causar dependência.
- B) Melhora sempre o desempenho físico.
- C) Não afeta a saúde mental.
- D) Aumenta a resistência muscular sem riscos.
- E) É seguro para qualquer tipo de exercício.
✅ Resposta correta: alternativa A
Resolução passo a passo
- O enunciado pede os riscos do uso excessivo de medicamentos em programas de exercícios, ou seja, uma consequência negativa real desse uso.
- Analisando as alternativas, a alternativa A afirma que o uso excessivo pode causar dependência. Isso é um risco reconhecido: certas substâncias, como anabolizantes e estimulantes, podem gerar dependência física ou psicológica, além de outros efeitos adversos.
- A alternativa B está errada, pois medicamentos não melhoram sempre o desempenho; o efeito varia, e o uso indevido pode até prejudicar o corpo.
- A alternativa C está errada, pois o uso de substâncias pode sim afetar a saúde mental, provocando alterações de humor, ansiedade e outros problemas.
- A alternativa D está errada, pois não existe aumento de resistência muscular sem riscos; qualquer ganho induzido por medicamento vem acompanhado de danos potenciais.
- A alternativa E está errada, pois nenhum medicamento é seguro para qualquer tipo de exercício, já que cada indivíduo e cada atividade exigem avaliação própria.
- Conclusão: a alternativa correta é a A, que coincide com o gabarito oficial.
💡 Dica: Considere os efeitos colaterais e a dependência dos medicamentos.
Alternativa por alternativa
Medicamentos em excesso podem levar à dependência.
O aluno acredita que o medicamento sempre aumenta o rendimento físico, ignorando que o efeito é variável e que o uso excessivo pode prejudicar o organismo.
Por que engana: Achar que o uso excessivo de medicamentos sempre traz benefícios sem riscos para a saúde.
O aluno supõe que o uso de substâncias afeta apenas o corpo, sem perceber que efeitos colaterais também atingem humor, sono e saúde psicológica.
O aluno interpreta que ganhos de resistência obtidos com medicamentos seriam livres de riscos, desconsiderando os efeitos adversos que acompanham esses produtos.
O aluno considera que, por ser medicamento, a substância é segura para qualquer atividade, sem levar em conta as condições individuais e as demandas específicas de cada exercício.
Raio-X da questão
uso de medicamentos
diagnostico
efeitos colaterais medicamentos · uso correto medicamentos
Revisar os efeitos do uso de medicamentos em atividades físicas.
Achar que o uso excessivo de medicamentos sempre traz benefícios sem riscos para a saúde.
saude
tomada_decisao
cotidiano
Questões parecidas com resolução
- Em uma aula, a turma observa duas imagens. A primeira é uma fotografia de moda de 1960, com vestido reto, cabelo curto e…
- Durante uma oficina na escola, a turma fez movimentos lentos, prestando atenção ao modo de sentar e ficar em pé. A…
- Na oficina de dança da escola, Ana ensaia todos os dias, mesmo quando sente dor persistente no joelho. Nas últimas…
- A equipe de um podcast escolar recebeu dois anúncios para revisar antes da gravação. Anúncio 1: "Na aula Escuta do…
- Em uma fazenda automatizada, trabalhadores receberam pulseiras com sensores para acompanhar passos, frequência cardíaca…
- — Eu pensava que todo treino cansava do mesmo jeito — comentou Lara ao concluir uma semana de experimentação no centro…
🔎 Procurar outra questão
Procure no banco do GeraProva pelo tema ou por um trecho do enunciado. Cada questão já vem com resolução comentada e a análise de cada alternativa.
Professor: monte a prova com questões como esta, com gabarito e folha de respostas, em 30 segundos. Ver planos · Blog
